COMPARTILHAR
LIVReS
Poemas de Brinquedo
VIAGEM FANTÁSTICA
 

Viagem Fantástica – versão beta 1.0 – 16 de março de 2018

Para ver o livrE em tablets e smartphones procure na Google Play e App Store da Apple por Managana, baixe o aplicativo gratuito e boa viagem. Em navegadores é necessário o Flash Player instalado e autorizado a rodar.


Em nossa mitologia judaico-cristã, um deus perfeito criou um mundo e seres humanos imperfeitos e, agora, vê, de longe, suas criaturas destruírem sua criação. De nosso lado, criamos um mundo cultural e tecnológico também imperfeito e que também se destrói. A diferença é que aquele deus não se misturou ao mundo e aos seres que criou, enquanto que nós, ao contrário, estamos totalmente dentro do que criamos, irremediavelmente amarrados a ele e, portanto, sendo destruídos juntos. A única solução para nós, humanos, então, é a arte, que nos transforma em deuses verdadeiros. É a mentira que põe nossa verdade diante de nós!

Nessa paródia inspirada em youtubers que comentam games, brincamos com uma oposição entre o algoritmo  e o poeta.  Quando falamos de algoritmo, claro, nos referimos ao algoritmo implantado pelas giga corporações e governos para nos ‘atender’, falamos dos incríveis SACs  a nos ‘oferecer o que desejamos’, das propagandas automáticas dos sistemas de ‘inteligência artificial’, chat bots, redes sociais etc.

Após uma introdução poética que nos situa na história, entramos num apartamento criado e filmado dentro do game The Sims.  Um casal de avatares se prepara para viajar, mas nada dá certo para eles, aprisionados numa teia digital que não os deixa seguir viagem. Um poeta, travestido de comentarista, pontua e contrapõe-se às situações criadas no ‘game’. Enquanto isso, nas janelas e telas do apartamento, surgem interferências visuais que abrem links para videopoemas. Talvez, quem sabe, a grande viagem estivesse logo ali, e o casal não percebeu isso ainda.


Créditos:

App produzido no V Simpósio Internacional de
Literatura e Informática. Ulbra, Canoas, RS, Março 2018

Criativos Comuns: Alckmar Santos, Álvaro Andrade Garcia,
Lucas Junqueira, Lucas Nascimento, Rogério Barbosa

Base musical do rap de introdução: Jean Mafra
Agradecemos à TV Ulbra pelo uso de seu estúdio

Licença de conteúdo: Creative Commons (BY-NC-SA 4.0 BR)
Licença do software managana: GNU Lesser General Public License 3.0

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *