COMPARTILHAR
LIVReS
O QUE É O SÍTIO
 

Sítio de Imaginação: novas possibilidades para a comunicação poética

Descanso de tela, outdoor animado ou uma poderosa tv digital? Um tocador de mp3 ou um site de videopoemas? O novo cinema interativo ou mais um gestor de comunidades na web? Um software para VJ’s ou uma emissora de telepatia? São inúmeros os nomes que remetem ao Sítio de Imaginação produzido pelo ateliê digital Ciclope.art.br.

A obra-software é uma extensão mental colaborativa que se constrói num ambiente digital em permanente mutação. É a ágora onde comunidades podem construir e compartilhar pensamentos digitais com fragmentos de suas memórias e sentidos em ambiente estético. O funcionamento é intuitivo e a interface contempla uma série de novas ferramentas para lidar com a imaginação neste meio.

As imagens que surgem são animadas, arrastáveis, ampliáveis, rodam, ficam transparentes, duplicam-se, desaparecem, podem ser manuseadas, editadas e até substituídas. Formam-se em amálgamas de elementos audiovisuais, textuais e gráficos.

Vídeo e audioilustrações, seqüenciamentos multilineares, multifluxos, fusão de linguagens, estados mutantes, consciência e inconsciência, tudo ocorre em fluxos aqui chamados de pensamentos. É possível interagir por meio do mouse, com o uso de joystick e até com gestos e cores diante de uma webcam.

É como escarafunchar a cabeça de alguém, se movendo entre seus pensamentos, reminiscências e sonhos.

Tudo é modificavél pelos freqüentadores. Os pensamentos podem ser resseqüenciados, apagados, novas imagens podem ser incluídas e as atuais, editadas indefinidamente, enquanto é construída uma mente comunitária, compartilhável.

O que pensa o Ciclope nesse momento

Um ensolarado pátio e uma esteira estendida convidam à meditação. A mente do poeta busca acalmar-se no silêncio. Entretanto, pensamentos e imagens interferem no seu curso. De um lado, as guerras infindas do mundo moderno, na CNN, em Minas Bósnia, na Terra Brasília; de outro, os Budas da Palavra e do Ocidente. De um lado, a rotina e o sossego da mata, as aventuras no quintal, as histórias para criança, de outro, videocrônicas e intensas trocas com o mundo ao seu redor. Sertões, vertigens, arraiais históricos, sístoles e tecno cidades, nada lhe escapa.

O Sítio produz o silêncio que todos precisamos ouvir

O Sítio é construído sobre a ficção, que nos projeta em outras esferas de entendimento, mais amplas, longe de dilemas como verdade ou mentira. Um espaço descategorizado para a manifestação artística. Uma obra aberta em pleno curso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *